domingo, 16 de maio de 2010

Hora de Crescer

Quando seu pai é internado às pressas no hospital - com problemas na vesícula - e sua mãe precisa ficar com ele, as coisas podem sair do controle. É claro que não saíram, mas acho que só eu sei como foi difícil mantê-las como estavam. Na posição de irmã mais velha, você precisa tomar a responsabilidade da sua casa. É hora de fazer coisas insuportáveis: prender a respiração na hora de limpar as necessidades fedidas e nojentas dos seus cachorros; descobrir onde fica a lixeira do prédio, fechar os olhos na hora de tirar o lixo e levá-lo até lá; arrumar a casa inteira, rezando para que a sua irmã mais nova não desarrume tudo que você gastou séculos para por no lugar; descobrir como ligar o forno; aprender a usar aquele monstro chamado "máquina de lavar"; e principalmente, fazer uma inspeção na área e descobrir porque o mal cheiro estava tão gritante: panos sujos de nescau, mofados e nojentos reinavam por lá.
Sem contar as surpresas que aparecem ao decorrer do dia. Suas avós precisam de atenção, sua irmã precisa de cuidados e seus cachorros se machucam e precisam de você. Tempo, aonde você foi? É hora de aprender a tomar banho e atender ao telefone ao mesmo tempo. É hora de aprender a fazer meu próprio café da manhã e a pegar táxi. Aprender a entrar num restaurante e me virar por atendimento, já que sempre eram meus pais que faziam isso. Aprender a ir ao supermercado sozinha, comprar tudo e não me perder em momento algum. Aprender a fazer curativo em orelhas de cachorros mordidas e que estes também ficam com os olhos inchados. Aprender que entrar em pânico não é a melhor saída, definitivamente, e que quando as coisas saem de ordem, meu nariz é o primeiro a gritar - ou melhor dizendo, espirrar.

Ao decorrer desses dois pequenos e ao mesmo tempo, longos dias, pensei e repensei num manual para filhas mais velhas de primeira viagem. Se me permitem...

Como Assumir o Controle (10 passos)

  • 1. NUNCA deixe de colocar comida pra qualquer animal de estimação na sua casa. Não esqueça de limpar o lugar que é destinado para suas necessidades. Leve-os para passear, mas cuidado com vira-latas loucos que pensam que podem morder e arrancar pedaços de seus animais indefesos. Cachorros têm manias estranhas, como fazer cocô rodando ou entrar em desespero ao passar na porta do Pet Shop.
  • 2. Ligue para sua mãe sempre. Minta sempre que necessário também, ela não precisa saber o quão caóticas estão as coisas na sua ausência. 
  • 3. Esforce-se para dar um pouco de atenção à qualquer pessoa que esteja à sua volta. Se forem avós, escute suas histórias - você não precisa dizer nada, só ouvir já as basta. Se for seu(a) irmão(a) mais novo(a) não responda à começos de discussões. Procure diverti-lo, fazer com que se esqueça de toda a situação. Se no dia seguinte for aniversário dele, se esforce para vê-lo feliz. Ter um pai no hospital e fazer 12 anos não é nada agradável. 
  • 4. APRENDA que tirar o lixo e limpar a casa não é para os fracos. É hora de batalhar! Se for muito nojento ou se o cheiro estiver insuportável, prenda a respiração, tampe o nariz e lave aos mãos ao terminar. É tiro e queda. 
  • 5. ESQUEÇA que suas unhas podem quebrar. Elas VÃO quebrar e não há nada que você possa fazer contra isso.
  • 6. Se ao tomar banho a água acabar, se enrole na toalha e passe correndo para o outro banheiro. Se não tiver água lá ou se não tiver outro banheiro, dane-se. Lave-se na pia. 
  • 7. Quando a vontade de desistir e largar tudo for grande, respire fundo. Pense na sua mãe. Definitivamente, aquela mulher é foda. E se ela o é, você com certeza o será. 
  • 8. Escutar a voz dos seus pais pode ser traumático. Pode ser que seus olhos se encham d'agua e que a vontade de tê-los de volta cresça, esmagando seu peito, te fazendo chorar. Mas não chore perto deles: diga que a alergia está atacada. Saudade passa. E a desculpa também sempre funciona. 
  • 9. Se o seu problema for com agulhas e sangue, querido, não entre no quarto no qual seu pai está hospedado temporariamente. As agulhas estão por toda parte e o sangue é inevitável. Enfermeiros passam com cara de malvados por aqueles corredores frios e você está completamente indefeso, podendo ser atacado por engano à qualquer momento.
  • 10. Não se vanglorie por nada disso. Sua mãe faz isso há anos e você se enrolou para fazê-lo por dois dias. 
Lição aprendida: Talvez fazer 18 anos não seja tão legal assim. As responsabilidades surgem e você precisa encará-las de qualquer maneira. Mas ao ouvir sua mãe dizer, com orgulho, "eu sabia que você daria conta", não tem preço.

27 comentários:

  1. que linda, minha Marildinha cresceu *-*

    ResponderExcluir
  2. isso ae Mariey nossas maes realmente sao muito fodas *---------*
    um coisa eu fico agradecida, sou a caçula (:
    aushuahsuasuashhuh

    ResponderExcluir
  3. ninguém sabe o que a gente passou nesse fim de semana, não é mesmo? Amei esse texto mariah.. realmente.. ;)

    ResponderExcluir
  4. porque uma hora todos temos de crescer...

    ResponderExcluir
  5. isso tb aconteceu comigo , mas era a minha mãe no hospital com problemas de vesícula e eu tinha 6 anos e minha irmã 1 ano. foi um pouco mais dificil.

    ResponderExcluir
  6. Ai que bom que você deu conta. Eu, particularmente, não nasci pra cuidar de uma casa, quero minha independencia, mas o básico de que uma casa precisa, acho que toda mulher deve saber, na falta de uma mãe ou uma empregada, temos de dar conta rsrs.

    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  7. cara, ri muito com os 10 passos. sinto mt pelo seu pai e parabéns por ser tão responsável (eu não daria conta de tudo 8-})
    bjo :*

    ResponderExcluir
  8. lendo isso percebi que amadurei mto cedo,fazia isso tudo desde os 14,minha mãe tinha uma escola,então sempre fui meio auto suficiente junto com am inha irma..foi bom,me fez amadurcer cedo.

    Bom se sentir capaz né?
    acho que posso morar sozinha na boa...me virar..rs

    o texto foi muito claro e realista,é bem assim mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas. hahaha
    Mas já tá tudo bem com o seu pai?
    Beijos ;

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com vc! Estou passando por essa transição e não tem sido nada fácil. Seus textos são muitos bons e adoro me identificar. Tudo bem com o seu pai?
    Incrível, tiramos coragem da onde menos esperamos!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. É.. Ser irmã mais velha não é fácil..rsrsrs.. lembro da vez que meu pai ficou no hospital e a minha não saia de perto dele, minha irmã tinha que resolver praticamente tudo...
    Ainda bem que não sou a mais velha!! rsrsrs

    Hum... Com certeza não tem nada melhor que ser elogiada né?
    bjos

    ResponderExcluir
  12. :)] tudo que vs disse é verdade! G_G' é mt tenso isso. beijo :*

    ResponderExcluir
  13. conhece o projeto Bloínquês? não? tá perdendo seu tempo! http://bloinques.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. E aí querida! Adorei sua forma mais do que espirituosa de escreve sobre o trágico! Afinal, não tem como não ser uma verdadeira tragédia, repentinamente dar conta de tamanho "caos". Legal mesmo é descobrir, que a sua moda, todos saíram absolutamente salvos, inclusive a orelha do cachorro (ainda bem que não foi a orelha da sua avó... seria mais difícil!!!!!). Melhor ainda foi não ter desmaiado com as agulhas e o famigerado "sanguinho"... Daria uma verdadeira encrenca p'ro seu lado! Vida que segue, olha pelo outro lado, afinal já dá p'ra ficar sozinha em casa e preparar uma festinha daquela que pais ficam fora e sem susto!!!!!! Bem vinda a tal "idade adulta". Não se assuste, vale a pena!!!! Beijinho da tia Rosana.

    ResponderExcluir
  15. HAHA, adoouro. Sabe que eu faço essas pequenas e caóticas coisas todos os dias, pq meus pais trabalham fora, e minha irmã [que é mais velha], faz faculdade. Ou seja, já me acostumei com tudo isso. A gente acaba se acostumando, não tem jeito. E acaba também se preparando para morar sozinha.
    E ãhm, fazer 18 anos não tem tanta graça mesmo. haha.
    Beijo beijo

    http://www.cafecomlente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. regras 1, 4, 5, 8 e 9 não se aplicam aos Filhos de Lemmy, sorry.

    ResponderExcluir
  17. Então....fiquei feliz por saber que meus bebês cresceram e já conseguem administrar uma casa...mesmo sendo após um grande susto...bjo filha!

    ResponderExcluir
  18. Hahaha, além de me divertir lendo esse texto, ameei!
    Que bom que no final das contas seu esforço foi reconhecido!;)
    Beijooos!

    ResponderExcluir
  19. me identifiquei totalmente '.'
    sei como é ter que encarar as responsabilidades de um dia pra outro e querer voltar correndo pros braços da sua mãe. mas definitivamente, nada vale mais do que perceber, tempo depois, que você consegue.

    se cuida :*

    ResponderExcluir
  20. - É isso aí. Esse post é realmente incrível.

    ResponderExcluir
  21. adorei!
    agora publique e me dê. preciso ler todos os dias e decorar aeuaehuahe

    gosto muito daqui! de verdade (:
    beijos.

    ResponderExcluir
  22. auhau ainda bem que aqui em casa é tudo mais fácil...

    ResponderExcluir
  23. Muito divertido e muito lindo! Sei que foi péssimo, mas com certeza te fez crescer... Ainda bem que foi só uma experiência, né?! Haha, beijos.

    ResponderExcluir
  24. parabéns pelo post.. retratou bem a nossa situação de irmãs mais velhas rs e mostrou que realmente ser mãe e esposa não é fácil.. elas são guerreiras sempre!!

    ResponderExcluir
  25. mariah, flor. vi que tem um problema com a imagem do fundo do teu :O não sei o q foi isso, mas ésó tirar a imagem do fundo do blog.
    aqui ó:
    body {
    background: url(http://i796.photobucket.com/albums/yy247/MylleCarvalho/Encomendas/Dizpraeuficarmuda/back2.jpg) repeat fixed;
    margin:0;
    color:#000000;
    font: x-small "Trebuchet MS", Trebuchet, Verdana, Sans-serif;
    font-size/* */:/**/small;
    font-size: /**/small;
    text-align: right;
    }
    É só apagar a parte em negrito.
    bjo :*

    ResponderExcluir
  26. Amo os seus textos, oxx são bons demais. Beijos

    ResponderExcluir

Todo mundo merece um comentário legal :)